Tsuki waza (técnicas de soco) é a
parte do karate que estuda os golpes diretos com os punhos é, isto é,
aqueles golpes — atemi-waza— que são aplicados com as mãos numa trajetória mais
ou menos direta. À falta de uma tradução melhor, pode-se dizer que são socos
aplicados, mas nesta parte veem-se golpes que são aplicados com os dedos.
Execução
De forma simplificada, as técnicas de soco desenvolvem-se
impulsionando os punhos numa trajetória que sai do hara (腹) até o alvo. Os golpes podem ser organizados e
identificados segundo suas formas e variações, sendo as formas uma técnica
específica (grosso modo, um
tipo de soco) e as variações, simples modos de aplicar uma técnica, tal como
o Oi zuki jodan, que
é um golpe direto à cabeça do adversário.
Os socos, para um olhar destaento, são considerados apenas como
formas de ataque, porém, se for bem executado, respeitando exatamente a
técnica, serve para repelir um ataque simultâneo, fazendo com que o contragolpe
seja afastado do lutador.
Classificação conforme a técnica de punho
Teken no katachi (手拳の形). Conforme se usa uma ou outra técnica de
punho, pode-se classificar um soco de caratê.
Seiken zuki
As técnicas de seiken
zuki (正拳突き) são
formadas pelos golpes aplicados usando as técnicas de punho fechado. Todavia, a
área real de impacto não repousa sobre todos os quatro dedos fechados mas
somente entre indicador e médio, haja vista que tal área forma exatamente uma
linha reta desde si até o cúbito, além
de ser bem menor, o que implica numa concentração maior da energia do golpe. Em
verdade, busca-se transformar o antebraço numa
espécie de lança.
Nukite zuki
Os socos em nukite
zuki (貫手突き) são
golpes aplicados usando as técnicas de dedo em forma de agulha ou lâmina, isto
é, são golpes de natureza perfurantes e somente visam pontos determinados,
mormente aqueles específicos para de pronto incapacitar. Tais metas são
apontadas por conhecimentos de kyusho waza.
Shi zuki
Os golpes de shi
zuki (ン突き) são
aplicados usando as técnicas de dedo em forma de bico, com os dedos formando
uma ponta sólida.
Classificação conforme a posição final do punho
Tekubi no kaiten (手首の回転 rotação
do punho)
Kara zuki
Com uma rotação do punho em 180º, executa-se um kara zuki (立て突き). É a
forma básica de choku
zuki, da qual todas as demais derivam: o punho atacante sai desde
o tanden, com a palma para cima, e vai até o foco do
ataque, finalizando-o em seiken.
Tate zuki
O golpe em tate
zuki (立て突き ) é
executado rotacionando o punho em 90º, deixando-o “de pé”. É uma forma mais
relaxada da técnica, o que permite a troca sucessiva mais célere de golpes. Sua
origem no caratê busca-se no estilo Tomari-te, que grosso
modo desconhecia a técnica com rotação completa do punho, haja
vista que esta última técnica seria de emprego arriscado, porque poderia sofrer
um contragolpe exatamente no punho, causando extrema dor.
Ura zuki
O golpe de ura
zuki (裏突き) é
indicado para aquelas situações nas quais o contacto entre os oponentes é muito
rente, a técnica é executada à curta distância, mantendo-se o punho com a palma
da mão para cima.[3] Tal
como sucede com a técnica de kara zuki, o punho deve ser rotacionado, assim, desde
o tanden encontra-se
invertido em relação à posição final da técnica.
Classificação conforme a perna que avança
Oi zuki
Executa-se oi
zuki (追い突き) golpeando-se
com o punho correspondente ao pé que avança, isto
é, executando um passo, o golpe sai de modo simultâneo e assim também finaliza,
no momento em que terminar a passada, o golpe tem que atingir o alvo. Oi Zuki também
é conhecido como soco com perseguição, posto o lutador desferir um golpe
enquanto se dirige até seu oponente, que eventualmente estará ou a fugir ou a
recuar.
Gyaku zuki
Semelhante a oi
zuki, pero gyaku
zuki (逆突き) é
executado com o punho inverso ao pé que avança,[3] aproveitando
o movimento circular da cintura até mais eficaz. Usa-se mais em contra-ataques.
Kizami zuki
Sem alterar a base ou dar um sobrepasso, o lutador gira a
cintura (hara) e desfere o
golpe em kizami
zuki (刻み突き) com
o punho que estiver à frente (junto com a perna avançada). A potêndia da
técnica está toda no movimento do corpo, da cintura. Serve mormente como
bloqueio ou como “sombra” para execução de outro golpe.
Nagashi zuki
Executa-se um nagashi
zuki (流し突き) esquivando-se,
isto é, quando o lutador movimenta-se diagonalmente de molde a desviar dum
ataque, o golpe é desferido em posição semi-circular, a cintura move-se para
potencializar a energia.
Naoshi zuki
Naoshi zuki (流し突き),
ou ren zuki (連突き), é
uma seqüência de socos.
Nidan zuki (二段突き): dois
socos seguidos, sendo ambos chudan;
Sanbon zuki (三本突き): três
socos seguidos, sendo o primeiro jodan e
os próximos chudan
Gyaku sanbon zuki (逆三本突き): três socos seguidos, sendo todos chudan.
Tomoe zuki (巴突き) é
uma sequência de um soco reto e um circular, no qual o braço que ataca assume
uma forma de um vibrião. Situa-se como técnica intermédia de mawashi zuki e furi zuki.
O golpe inicial sai reto, mas o braço — ude — gira
logo ao fim do percurso impulsionado pela rotação da cintura. A técnica visa
principalmente o plexo solar: o
primeiro golpe atinge a resgião, retirando o fôlego do adversário ao despejar a
energia contra o diafragma, enquanto o segundo golpe atinge ou o fígado ou
o baço.
Adcionalmente, o segundo golpe possui potencial defensivo, pelo que é capaz
também de desviar um gontragolpe.
É encontrado este golpe nos katas fukyugata ni, bassai e rohai.
Classificação conforme a trajetória do punho
Tekubi no kiseki (手首の軌跡) trajetória
do punho.
Choku zuki
A técnica de choku
zuki (直突き soco direto) é
executada partindo o punho de ataque armado ao lado do copo, rente
ao hara, em movimento
direto e rotacionado até o alvo; o cotovelo permanece sempre rente ao corpo, no
fito de também defletir eventuais contra-ataques.
Há duas formas de execução: em trajetória direta em ângulo e
linearmente no eixo central do corpo. Quando se executa em movimentação de
“caminhada”, de passo — como durante uma luta (kumite)
—, não deve se resumi-la apenas nos movimentos de braços e mãos, o cerne não se
exaure nela mesma, ao contrário, o escopo é canalizar toda a energia (ki) na
extremidade do punho.
A postura influencia sobremaneira e o lutador deve executar
harmonizando o corpo com o movimento circular de cintura, o qual transferirá o
movimento cinético dos passos (e idealmente da Terra) para o ponto de contato.
Importante ainda o praticante manter, ao caminhar, a mesma altura (ayumi dashi), pelo
que entonces o esforço será mínimo e o equilíbrio não será afetado.
A origem da técnica na cércea do caratê repousa principalmente
no estilo Shuri-te, no
qual é mais praticada a forma em seiken. Tanto que se
refere a oi zuki e gyaku zuki como
sinônimos de choku
zuki.
Age zuki
O movimento de age
zuki (揚げ突き) ascendendo
o punho. Diferencia-se do Choku
Zuki Jodan porque neste o punho segue uma trajetória direta,
desde o tanden até o
rosto do adversário e, em age
zuki, o punho move-se tal e qual um pêndulo. O golpe aparece no
kata Enpi, do estilo Shotokan.
Gedan zuki
Semelhante a age
zuki, pero em gedan
zuki (下段突き),
ou otoshi zuki (落突き), o
punho vai em direção descendente. Dependendo so estilo praticado, o punho pode
seguir ao alvo numa trajetória reta simples ou conjugada a um movimento
semi-circular.
Yoko zuki
O golpe de yoko
zuki (横突き) é
direcionado para a lateral do corpo. Recomenda-se usar da técnicas apenas em
bases altas, como sanchin dashi, no
fito de possibilitar o giro de cintura e conduzir adequadamente a energia.
Heiko zuki
A técnica de heiko
zuki (平行突き) compreende
dois golpes diretos executados juntos com os braços paralelos.
Morote zuki
Similar a heiko
zuki, mas em morote
zuki (諸手突き) os
punhos deslocam-se como se se encontrar fossem no alvo: os braços ao fim do
movimento formam um triângulo com o tronco.
Awase zuki
O awase
zuki (合わせ突き) é
um soco em forma de “U” ou “V”, executado mormente com o braço superior em
posição inversa à perna que avança. A trajetória de ambos os golpes são
diretas.
Sayu zuki
Similar a yoko
zuki, porém em sayu
zuki (左右突き) saem
dois golpes simultâneos a ambos os lados, fazendo com que o corpo assuma a
forma de T. A contrário do que se pode imaginar a priori, não se
trata exatamente de dois golpes dirigidos a dois adversários diversos, mas de
um golpe que visa canalizar a energia do ataque linearmente contra um único
adiversário. Em verdade, pode e deve conforme o caso ser usado contra dois
oponentes, porém é muito eficaz contra um alvo específico, pois canaliza a
força de dois ataques contra um ponto específico.
Wa zuki
Chama-se de wa
zuki (輪突き) àquele
golpe directo feito com trajetória cicular, isto é, o alvo ainda é um ponto
determinado no corpo do adversário, pero, assim como sucede principalmente
no boxe, a
linha que a mão segue é uma curva. Não é uma técnica fácil de ser dominada
eficazmente, mas é muito poderosa, pois é naturalmente evasiva e ofensiva de
molde simultâneo.
Mawashi zuki
A principal espécie de soco circular é o mawashi zuki (回し突き), no
qual a trajetória é um semi-cículo, ou um círculo raso.
Furi zuki
Executa-se o furi
zuki (振り突き) saindo
da posição junto ao corpo, o braço que ataca abre-se lateralmente levando
consigo a mão para longe do corpo, de modo a afastar mais ocotovelo, e
conduzindo o punho em arco para frente. Detalhe: deve-se virar a palma da mão
que ataca ligeiramente para fora.
Kagi zuki
O soco em gancho é chamado de kagi zuki (鉤突き), é
muito próximo ao upper
cut do boxe, com o qual guarda muita semelhança.
Hasami zuki
Com dois socos circulares executa-se o hasami zuki (はさみ突き),
cujas trajetórias se fecham em direção alvo. Diz-que é um soco em forma
de tesoura.
Yama zuki (山突き)
A técnica de é
uma variação da forma direta awase zuki, mas é executado com os golpes superior e
inferior aplicado em semi-círculo. Além de o lutador aplicar os golpes com os
punhos, deve inexoravelmente usar do tanden,
no escopo de potencializar a energia usada.
Sun zuki (山突き)
É conhecido como “soco de uma polegada”, ou seja, o punho percorre um espaço mínimo até o alvo.
Notas: por idiossincrasia da língua japonesa o fonema de /ts/,
quando composto, muda para /z/, assim, o que seria «oi tsuki» passa a ser «oi
zuki».
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