Calendário da Copa kankudai AQUI!

O DOMÍNIO DA TÉCNICA DO KIME


Quando se controla o Kime é possível libertar o poder (energia) num ponto. Por exemplo: quando se dá um soco é possível libertar a energia no ponto do impacto ou noutro ponto dentro do corpo. O resto é poder destrutivo Por causa do movimento de energia através dos meridianos e por causa da interconexão dos pontos vitais, certos movimentos estimulam certos órgãos. Elevar a cabeça enquanto se está a expirar, estimula o cérebro e é também muito bom para as crianças. Quando o puxar da cabeça se torna automático produz uma vibração saudável na espinha que estimula os nervos. Se ao mesmo tempo o “hara tanden” for usado, então a energia espiritual é gerada e isto é muito benéfico para todos os seres humanos independentemente da idade. O foco diz respeito à concentração de toda a energia do corpo, no momento em que uma técnica particular estabelece contato com o alvo. Esta concentração de energia deriva da tensão e relaxe de certos músculos na hora correta, e com a expiração de ar dos pulmões assim que a técnica está terminada. “Zero máximo zero”, como diria o Professor Yoshizo Machida em sua máxima para descrever a técnica de Tsuki. 

O Kime não se liberta se a tensão do completar da técnica demorar mais tempo que o necessário. O Kime manifesta-se pela rapidez que a técnica envolve. Os movimentos do Karate-Do transformam o poder em velocidade, e assim o soco vai gradualmente acelerando e bate o alvo com a máxima velocidade. Se todos os músculos estão tensos ou focados neste instante, toda a força do corpo vai transformar a velocidade em poder tal como o Kime é executado. Todas as pessoas podem chutar ou socar com rapidez e podem aparente e simplesmente usar o peso do corpo ou atirar a perna para frente. Este tipo de força é o tipo que todos possuem, e que é usada nas situações do quotidiano, divergindo de pessoa para pessoa de acordo com o seu físico. Contudo, a força incorporada em todas as técnicas de Karate-Do deriva da tensão e do relaxamento muscular, e por isso não dá peso ao corpo nem estatura. Qualquer pessoa, alta ou baixa, tem a possibilidade de possuir uma força fenomenal, uma vez que aprenda a usar a força do seu corpo de uma maneira correta. Usada corretamente, é possível alcançar um ponto no qual o corpo produzirá o máximo na execução de qualquer técnica. Isto não é para ser confundido com o que uma pessoa pensa que é o máximo que pode dar, que está longe do limite teórico. 

 o giro do punho visto de cima

A flexibilidade é importante para alcançar da máxima extensão e contração dos vários grupos de músculos como as várias movimentações técnicas a serem executadas. A fim de explicar o Kime, pode-se comparar a energia latente do corpo, com a luz do sol. Com o uso de lentes a luz emitida pode ser concentrada num ponto só; a luz torna-se capaz de arder papel, madeira ou até metal. Porém, antes ou depois a luz tinha pouco poder nesse ponto.

 ASPECTOS ESSENCIAIS DA TÉCNICA

Antes de a técnica ser executada, o corpo deve estar num estado de relaxe, os membros cheios de ar e a mente calma. Assim que a técnica está sendo executada o ar deve ser fortemente exalado, ao mesmo tempo tornando o “hara” e os músculos corporais suficientemente tensos para o movimento. A coroa da cabeça é puxada para cima e a mente é totalmente concentrada no movimento. A mente e o corpo devem estar sincronizados no desempenho da técnica. O desempenho oportuno de cada técnica promove a saúde, não apenas da natureza atlética do treino, mas também (mais profundamente) pela estimulação dos pontos vitais, que tem um efeito significativo nos músculos, articulações, ossos e órgãos internos. Cada técnica terá um efeito benéfico na maioria dos órgãos internos, quando executada de forma correta.

Preparação para a técnica:
Execução da técnica:
a)  Mente calma
1) levantar a cabeça
b) “Hara” relaxado
2) expirar de modo cortante
c) Corpo relaxado
3) contrair rapidamente a zona da “hara”.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário e divirta-se!