Calendário da Copa kankudai AQUI!

MESTRE CHOSHIN CHIBANA


Mestre Choshin Chibana (1885 - 1969).
Choshin Chibana nasceu em 5 de junho de 1885, no distrito de Torihori de Shuri.Com 17 anos de idade colocou-se sob a tutela de "Anko" Itosu, proeminente mestre do karate da época. Estudou com Mestre Itosu até este falecer com a idade de 85 anos em 26 de janeiro de 1915.

Com a morte de Itosu, seus discípulos se desentenderam acerca da sucessão do Mestre, mas coube a Chibana ocupar o título de Grão-Mestre do estilo. Muitos vêem neste ato a criação do Shorin-ryu, enquanto outros apenas vêem a consolidação de sua existência já então muito antiga. Seja como for, Tokuda e Motobu mantiveram-se fiéis ao estilo que aprenderam com seu Mestre e, embora não aceitassem plenamente a autoridade de Chibana, não ousaram criar dissidências.

Estudou sozinho durante mais cinco anos, até que abriu finalmente seu dojo no distrito de Torihori na idade de 34. Lá e em seu segundo dojo no distrito de Kumojo da cidade de Naha, trabalhou para ensinar o karate.
Mestre Chibana permaneceu em Okinawa, durante a Segunda Guerra Mundial e quando Shuri foi destruída pelos americanos em 1945, milagrosamente escapou da morte, ficando até 1948 na Península Chinen e retornando para Giho-cho (Shuri) para reabrir sua academia.

Depois da guerra, fica até 1948 na Península Chinen e parte para reiniciar suas aulas do Shorin-Ryu em Giho-cho que é uma parte de Cidade de Shuri. Inicia um itinerário em Naha abrindo academias em Asato, Jiku, Sakayamachi, Mihara e depois em Yamagawa em Shuri. Durante o mês de fevereiro de 1954 até dezembro de 1958, ele era também o Instrutor Chefe de Karate-Do do Departamento de Policia da Cidade de Shuri . Em 5 de maio de 1956, a Federação Okinawa de Karate foi formada e ele foi designado seu primeiro presidente, cargo que ocupou por dois anos.
 
Mestre Choshin, em apresentação.
Choshin Chibana, para melhor distinguir o estilo das outras formas de karate, e preservar os ensinamentos que foi lhe passado pelo seu mestre, Anko Itosu, ele renomeou para Okinawa Shorin-ryu, funda e torna-se presidente da Associação Okinawa Shorin-Ryu Karate-Do.

Em 1964, foi constatado que o Mestre Chibana tinha um câncer terminal da garganta. Mas devido a sua dedicação para com a arte do Okinawa Shorin-Ryu, ele continuou ensinando, embora o seu corpo começasse a debilitar com a expansão do câncer. Em 1966 ele foi admitido no Centro de Pesquisa de Câncer de Tóquio para tratamento com radiação em uma tentativa para deter a expansão da doença.

Depois de alguma melhoria, Mestre Chibana retomou o ensino do Okinawa Shorin-Ryu com o seu neto Akira Nakazato. Mestre Chibana teve mais de 5000 alunos e entre eles o Mestre Katsuya Miyahira que foi seu auxiliar.
Afirmava sempre que o karate deveria ser praticado como uma arte marcial e não como um esporte, uma ginástica. Dizia: ¨ Eu penso que nós temos que evitar tratar o Karatê como um esporte, deve sempre ser uma arte marcial ¨. Essa filosofia manteve a verdade e a pureza do Karate de Okinawa.


No final do ano de 1968 a condição do Mestre Chibana piorou e ele retornou ao Hospital de Ohama. Apesar dos esforços dos médicos falece na manhã de 26 de fevereiro de 1969, com a idade de 83 anos.

A quatro de seus alunos, Chibana Sensei deixou um documento escrito no formato shodo chamado Karate-Do-no-Kokoro, contendo os seus 5 preceitos sobre a arte:
  • Cortesia;
  • Cultivar a mente através do treino físico;
  • Dispender sempre o máximo esforço;
  • Evitar lutas desnecessárias, artes marciais são para a defesa contra calamidades inesperadas;
  • Cavalheirismo acima de tudo.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário e divirta-se!