Nascido
em 1868 em Shuri, Okinawa, Nihon
Morreu
em 1957 em Tokyo, Nihon

Em 1880 começa
a praticar To-de em Okinawa, sob a orientação de Yasutsune Azato. A carta de
recomendação do jovem é entregue a Azato por seu avô Gisu Tominakoshi. O médico
da família - Tokashiki - apóia esse procedimento, como método de reforço da
saúde do jovem. É provável que Funakoshi , antes de se tornar
discípulo de Azato, tenha estudado durante um curto período com Taitei Kinjo,
conhecido como "punho de ferro" pela sua capacidade de derrubar um
touro com um único murro. Funakoshi posteriormente conheceu e
treinou com outros mestres, tais como: Yasutsune Itosu, Sokon Matsumura, Kanryo
Higaonna, Kiyuna, Toono (originário de Naha) e Niigaki. Como na época a prática
de artes marciais era proibida em Okinawa, os treinos eram realizados à noite,
no quintal da casa do Mestre Azato. Lá ele aprendia a socar, chutar, e mover-se
conforme os métodos praticados naqueles dias. O treinamento era muito rigoroso.
Mestre Azato tinha uma filosofia de treinamento que se chamava "Hito Kata
San Nen", ou seja, "um Kata em três anos".Funakoshi estudava cada Kata a
fundo, e então, quando autorizado pelo seu mestre, seguia para o próximo...
Enquanto
praticava no quintal de Azato com outros jovens, outro gigante do Karate,
Mestre Itosu, amigo de Azato, aparecia e observava-os fazendo Kata, tecendo
comentários sobre suas técnicas. Era uma rotina dura que terminava sempre de
madrugada sob a disciplina rígida do mestre Azato, do qual o melhor elogio se
limitava a uma única palavra: "Bom!". Após os treinos, já quase ao
amanhecer, Azato falava sobre a essência do Karate
Após vários anos, a prática do Karate deu grande contribuição para a saúde de Funakoshi .
Ele gostava muito do Karatê, mas como não pensava que pudesse fazer dele uma
profissão, inscreveu-se e foi aceito como professor de uma escola primária, em
1888, aos 21 anos, aproveitando toda sua cultura adquirida desde a infância,
profissão que exercerá até 1921 (sem que lhe tenha sido jamais registrada uma
falta por doença).
Em 1902 lidera uma demonstração de To-de (Okinawa-te) perante Shintaro Ogawa, ,
que era então inspetor escolar da prefeitura de Kagoshima, à escola de Funakoshi em
Okinawa, contribuindo para o reforço do ensino da disciplina nos liceus da
região. Funakoshi impressionou bastante
devido ao seu status de educador. Ogawa ficou tão entusiasmado que escreveu um
relatório ao Ministério da Educação elogiando as virtudes da arte. Foi então
que o treinamento de Karatê passou a ser oficialmente autorizado nas escolas.
Até então o
Karatê só era praticado atrás de portas fechadas, mas isso não significava que
fosse um "segredo". As casas em Okinawa eram muito próximas umas das outras,
e tudo que era feito numa casa era conhecido pelas oito casas adjacentes.
Enquanto muitos autores pregam o Karatê como sendo um segredo àquela época, ele
não era tão secreto assim. O Karatê era "oficialmente" secreto (do
mesmo modo que os Estados Unidos nunca penetraram no Camboja durante a guerra
do Vietnã).
Contra os
pedidos de muitos dos mestres mais antigos de Karatê, que eram a favor de
manter tudo em segredo,Funakoshi trouxe
o Karatê, com a ajuda de Itosu, até o sistema de escolas públicas. Logo,
crianças na escola estavam aprendendo Kata como parte das aulas de Educação
Física. A redescoberta da herança étnica em Okinawa era moda, então as aulas de
Karatê em Okinawa eram vistas como uma coisa legal.
Em 1903
apresenta o primeiro programa pedagógico para a prática de To-de (Okinawa-te)
nos liceus de Okinawa.
Em 1906 morre
um dos seus grandes Mestres - Yasutsune Azato. No mesmo ano Gichin Funakoshi organiza a primeira
exibição pública de To-de em Okinawa. Nasce o seu terceiro filho Yoshitaka (ou
Gigo).
Alguns anos depois, o Almirante Rokuro Yashiro (na época Capitão) assistiu a
uma demonstração de Kata. Essa demonstração foi feita por Funakoshi junto
com uma equipe composta por seus melhores alunos. Enquanto ele narrava, os
outros executavam Kata, quebravam telhas, e geralmente chegavam ao limite de
seus pequenos corpos.
Funakoshi sempre
enfatizava o desenvolvimento do caráter e auto-disciplina nas suas narrações
durante essas demonstrações. Quando ele participava, gostava de executar o Kata
Kanku Dai, o maior do Karate, e talvez o mais representativo. Yashiro ficou tão
impressionado que ordenou a seus homens que iniciassem o aprendizado na arte.
Em 1912
militares da Marinha Imperial Japonesa são mandados a Okinawa para aprender
To-de (Okinawa-te), e treinam sob a orientação de Gichin Funakoshi . A Primeira Esquadra
Imperial da Marinha ancorou na Baía de Chujo, sob o comando do Almirante Dewa,
que selecionou doze homens da sua tripulação para estudarem Karatê durante uma
semana. Foi graças a esses dois oficiais da Marinha que o Karatê começou a ser
comentado em Tokyo. Os japoneses que viam essas demonstrações levavam as
histórias sobre o Karatê consigo quando voltavam ao Japão. Pela primeira vez na
sua história, o Japão acharia algo na sua pequena possessão de Okinawa além de
praias bonitas e o ar puro.
Em 1913 Gichin Funakoshi organiza uma equipe de
demonstrações de To-de (Okinawa-te) que, nos dois anos seguintes, realizará
centenas de exibições perante milhares de espectadores por todo o território de
Okinawa. Integram este grupo personalidades que tornaram-se famosas no panorama
do Karatê, tais como: Choki Motobu, Chotoku Kyan e Kenwa Mabuni.
Em 1915 morre
o segundo principal Mestre de Funakoshi - Yasutsune Itosu.
Em 1917 no
Botoku-den de Kyoto efetua-se a primeira demonstração de To-de (Okinawa-te)
fora de Okinawa, a qual é liderada por Gichin Funakoshi .
A 6 de Março
de 1921 o príncipe herdeiro Hirohito assiste a uma demonstração de To-de
(Okinawa-te) liderada por Gichin Funakoshi no grande hall do Castelo
de Shuri. Chojun Miyagi participa igualmente nesta demonstração. Por causa
disso, no final desse mesmo ano, Funakoshi foi convidado para fazer
uma demonstração de Karate em Tokyo, numa Exibição Atlética Nacional.
Ele aceitou
imediatamente, acreditando ser esta uma ótima oportunidade para divulgar a
arte. Sua demonstração de Kata foi um sucesso. Ele pretendia retornar logo para
Okinawa mas, depois da exibição, Funakoshi foi cercado por pedidos
para ficar no Japão ensinando Karatê. Uma das pessoas que pediu para que ele
ficasse Jigoro Kano, o fundador do Judô e presidente do Instituto Kodokan. Funakoshi resolveu
ficar mais alguns dias para fazer demonstrações técnicas no próprio Kodokan.
Algum tempo
depois, quando se preparava novamente para retornar à Okinawa, foi visitado
pelo pintor Hoan Kosugi, que já tinha assistido a uma demonstração de Karatê em
Okinawa e pediu que ele lhe ensinasse a arte. Mais uma vez sua volta foi
adiada. Funakoshi percebeu então que se ele
quisesse ver o Karatê propagado por todo o Japão ele mesmo teria que fazê-lo.
Por isso resolveu ficar em Tokyo até que sua missão fosse cumprida.
No Japão, Funakoshi foi
ajudado por Jigoro Kano, o homem que reuniu tantos estilos diferentes de Jiu
Jitsu para fundar o Judô. Kano tornou-se amigo íntimo de Funakoshi ,
e sem sua ajuda nunca teria havido Karatê no Japão. Kano o introduziu às
pessoas certas, levou-o às festas certas, caminhou com ele através dos círculos
sociais da elite japonesa. Mais tarde naquele ano, as classes mais altas dos
japoneses se convenceram do valor do treinamento do Karatê. Funakoshi fundou
um Dojo de Karatê num dormitório para estudantes de Okinawa, em Meisei Juku.
Ele trabalhou como jardineiro, zelador e faxineiro para poder se alimentar
enquanto ensinava Karatê à noite.
Ainda no mesmo
ano Funakoshi funda e passa a presidir
à Shobukai de Okinawa (Associação para a Promoção do Espírito das Artes
Marciais de Okinawa). Em conseqüência resigna à sua profissão de professor.
Em 1922 Jigoro
Kano efectua a sua primeira visita oficial a Okinawa e efectua um discurso
acerca do Budo japonês que inspira os praticantes locais de To-de (Okinawa-te)
a darem a conhecer a sua arte.
Nesse mesmo
ano a 1 de Abril o Ministério da Educação organiza a "Primeira Exibição
Atlética Nacional" em Tóquio onde se exibem diversas artes marciais. O
To-de (Okinawa-te) é uma das artes convidadas e GichinFunakoshi é
escolhido, pelos diversos peritos de Okinawa, para liderar a demonstração, a
qual constitui a primeira apresentação pública de To-de ao público de Tóquio.
A 17 de Maio,
na sequência da exibição pública de To-de (Okinawa-te), Gichin Funakoshi realiza, a convite de
Jigoro Kano, uma demonstração no Kodokan. Nessa demonstração Funakoshi solicita
ao seu discípulo Shinken Gima que demonstre a kata Naihanchi (mais tarde
denominada Tekki). Nesta ocasião Funakoshi fabrica com as suas
próprias mãos, para si e para o seu discípulo os primeiros Karate-gi,
inspirados no Judo-gi.
Em Junho Gichin Funakoshi publica um artigo sobre
To-de (Okinawa-te) no jornal Tokyo Nichinichi. É o primeiro artigo publicado
sobre esta arte fora de Okinawa. As primeiras aulas são dadas aos membros do
Tabata Poplar Club (uma guilda artística) e a primeira escola é aberta no
Meisei Juku - um dormitório para estudantes originário de Okinawa - situado no
bairro Suidobata em Tóquio.
Ainda no mesmo
ano a editora Bukyosha traz a público o primeiro livro de Gichin Funakoshi : Ryu-kyu Kempo:
To-de". O artista Hoan Kosugi desenha, para a capa do livro, o famoso
"Tigre" que tornou-se o símbolo da arte deFunakoshi . Na introdução daquele
livro ele já dizia que "...a pena e a espada são inseparáveis como duas
rodas de uma carroça".
Ainda no ano
da sua chegada a Tóquio, Funakoshi recebe um aluno muito
especial: trata-se de Hironori Ohtsuka, na altura já um experiente praticante
de Jiu-jitsu com 17 anos de prática. Tinha ouvido falar de GichinFunakoshi ,
procurava-o, e decidira tornar-se seu discípulo. Ohtsuka praticará sob a
orientação de Funakoshidurante os próximos nove anos.
Em 1º de
setembro de 1923 as instalações do Meisei Juko, onde Gichin Funakoshi reside, trabalha e dá
aulas, são destruídas por um enorme terremoto. Destruiu as placas de seu livro,
e levou alguns de seus alunos com ele. Ninguém morreu com o tremor, os
incêndios que provocaram as mortes. O terremoto ocorreu durante a hora do
almoço, no momento em que cada fogão a gás no Japão estava ligado. Os incêndios
que ocorreram a seguir eram monstruosos, e maioria da vidas perdidas se deveu
ao fogo. Este livro teve grande popularidade e foi revisado e reeditado quatro
anos após o seu lançamento, com o título alterado para: "Rentan Goshin
Karate Jutsu".
Em 1924
Yoshitaka (Gigo) Funakoshi vai viver para Tóquio e
passa a morar com seu pai. Embora praticante de To-de (Okinawa-te) Yoshitaka
(Gigo) Funakoshi dedica apenas parte do
seu tempo à prática já que estuda no laboratório de radiologia da Universidade
de Tóquio, onde virá a obter o diploma de "Técnico de Radiologia",
passando então a trabalhar nesse mesmo local e no Ministério da Educação.
No mesmo ano,
Hakudo (Hiromichi) Nakayama (o fundador do moderno Iai-do) ao tomar
conhecimento queFunakoshi não
tem onde dar aulas, oferece-lhe os horários livres do seu dojo de kendo,
situado em Kyobashi, Tóquio. Adota então um esquema de graduações (kyu, dan)
semelhante ao do Kodokan. Todos os karatecas usam agora o Karate-gi branco
(semelhante ao judo-gi mas mais ligeiro) que Funakoshi introduzira pela primeira
vez na demonstração no Kodokan em 1921. Os dan's passam a usar cinto negro. É
fundado o primeiro clube universitário na universidade de Keiho (a convite do
professor Shinyo Kasuya, do Departamento de Línguas Germânicas).
Em 1925, Funakoshi começou
a pegar alunos dos vários colégios e universidades na área Metropolitana de
Tokyo, e nos anos seguintes, esses alunos começaram a fundar seus próprios
clubes e a ensinar Karatê a estudantes destas escolas. Como resultado, o Karatê
começou a se espalhar por Tokyo. No início da década de 30 haviam clubes de
Karatê em cada universidade de prestígio de Tokyo. Mas por que estava Funakoshiconseguindo
tantos jovens interessados em Karatê desta vez? O Japão estava fazendo uma
Guerra de Colonização na Bacia do Pacífico. Eles invadiram e conquistaram a
Coréia, Manchúria, China, Vietnã, Polinésia, e outras áreas. Jovens a ponto de
irem para a guerra vinham a Funakoshi para aprender a lutar,
assim eles poderiam sobreviver ao recrutamento nas Forças Armadas Japonesas. O
seu número de alunos aumentou bastante.
Em 1926 Gichin Funakoshi publica, através da
Editora Kobundo, uma segunda edição do seu primeiro livro, desta vez sob a
designação de: "Rentan Goshin To-de Jutsu" (as "placas de
impressão" originais do seu primeiro livro tinham sido destruídas no
terremoto de 1923).
A 20 de Março
de 1928 Gichin Funakoshi realiza uma demonstração
de To-de (Okinawa-te) no Sainei-kan do Palácio Imperial, em Tóquio.
Ainda em 1928
recebe a visita de Kenwa Mabuni, e no ano seguinte de Chojun Miyagi , que
efetuam as suas primeiras viagens a Tóquio. Na altura Funakoshi tem
já 61anos e Miyagi surpreende-se com as condições extremamente modestas em que
o encontra.
No início da
década de 30 assiste-se à abertura de clubes de To-de (Okinawa-te) em várias
universidades: Takushoku, Chuo, Shodai (agora chamada Hitotsubashi), Waseda,
Hosei, Gakushuin, Nihon e Meiji. GigoFunakoshi começa,
a pedido de seu pai, a tomar alguma liderança das aulas de karate nas
universidades, especialmente em Waseda.
Dentre os
inúmeros discípulos de Funakoshi que aderem ao estudo da
arte de Okinawa há a destacar dois nomes e duas datas :
- Shigeru Egami que começa a treinar em 1931 na Universidade de Waseda,
ajudando a fundar o Clube de Karatê local;
- Masatoshi Nakayama que inicia a sua prática em 1932 enquanto aluno da
Universidade de Takushoku.
Neste período Gichin Funakoshi terá tido também os
primeiros contactos com Morihei Ueshiba, quer freqüentando alguns dos seus
Seminários especiais, quer trocando opiniões pessoais com este acerca da
essência do Budo.
Em 1933 Gichin Funakoshi desenvolveu exercícios
básicos para prática das técnicas em duplas. Tanto o ataque de cinco passos
(Gohon Kumite) como o de um (Ippon Kumite) foram usados, passa a dar mais
ênfase à prática do combate no Karatê, criando o Kihon Ippon Kumite.
Em 1934 os
alunos de Funakoshi sob a orientação de
Takeshi Shimoda - considerado o seu mais talentoso estudante e conhecedor de
Kendo e Ninjutsu (escola Nen Ryu) - realizam uma digressão pela área de Kyoto-Osaka
e pela ilha de Kyushu. Logo após a digressão Shimoda contrai uma pneumonia e,
poucos dias depois, morre. Após a morte de Takeshi Shimoda, Gichin Funakoshi nomeia como principal
assistente seu filho GigoFunakoshi ,
que entretanto obtivera o título de Renshi da Butokukai.
Ainda no mesmo
ano Gigo Funakoshi introduz o Jiyu Ippon
Kumite (kumite semi-livre). Hironori Ohtsuka abandona o grupo de Funakoshi ,
abre um dojo em Tóquio e começa a ensinar a sua arte conciliando a atividade
pedagógica com a sua profissão de médico. O tipo de prática que propõe -
incorporando exercícios de combate e técnicas de Jiu-jitsu - constitui uma
alternativa ao método de Gichin Funakoshi . Gera-se a primeira
cisão na prática do Karatê, havendo vários grupos universitários que aderem ao
método de Ohtsuka, que em breve será denominado Wado-ryu.
Em 1935
Kichinosuke Saigo, importante figura política da época e um dos mais antigos
alunos de GichinFunakoshi , cria um comitê que se
propõe, como primeira tarefa, a construção do primeiro dojo de karate no Japão.
Esse comitê é considerado o embrião da Associação Shoto (Shotokai).
Nesse mesmo
ano Gichin Funakoshi publica a sua obra
fundamental "Karate-do Kyohan" (conhecida internacionalmente como
"O Texto do Mestre"). Nessa obra Funakoshi propõe oficialmente a
modificação do kanji "To" - associado à dinastia chinesa Tang, e que
significa "antigo" - pelo Kanji "Ku" que significa
"vazio". Uma vez que ambos os Kanji também se podem pronunciar
"Kara" a forma verbal continua inalterada. Karatê deixa então de
significar "a mão antiga" ou "chinesa" e passa a ser
conhecido como o caminho das mãos vazias.
Ainda em 1935
Gigo Funakoshi introduz a prática do
Jiyu Kumite ("kumite livre") e, com o apoio de Shigeru Egami e
Genshin Hironishi, entre outros, desenvolve novas técnicas de pernas como: Yoko
Geri (Kekomi e Keage), várias formas de Mawashi-Geri, Fumikomi e Ushiro-Geri.
As posições de base tornam-se mais baixas que as tradicionais.
Na Primavera
de 1936 a recolha de fundos iniciada no ano anterior por Kichinosuke Saigo dá
os seus frutos e o dojo de Funakoshi começa a tornar-se uma
realidade, ali se realizando desde logo as primeiras aulas. Na porta de entrada
é colocada uma placa com o nome "Shotokan" - a "casa" de
Shoto - designação escolhida pelos alunos de Gichin Funakoshi em homenagem ao Mestre,
que costumava assinar os seus poemas com o pseudônimo "Shoto"
(literalmente: "ondulação dos pinheiros").
A 1 de Março
de 1938 conclui-se a construção do dojo Shotokan. Com a materialização do
Shotokan, corporiza-se o "espírito do grupo" criado em 1935 por
Kichinosuke Saigo para o desenvolvimento dos ideais de GichinFunakoshi .
Esse grupo designado Shotokai - Associação Shoto - passará a ser, por assim
dizer, a "alma" do Shotokan - a Casa de Shoto.
Em 1939 Gichin Funakoshi e Kenwa Mabuni inscrevem
as suas respectivas escolas de Karatê no Butokukai. Após se terem submetido a
exame, na mesma sessão, a eles foram concedidos o grau Renshi.
Em 1940 Gichin Funakoshi proíbe os seus alunos de
executarem Jiyu Kumite ("combate livre") por verificar que, em parte
devido ao fervor nacionalista e também pelo desejo de competição, essa prática
induz a um espírito de violência contrário à essência do Budo.
Funakoshi era
Taoísta, e ele ensinava Clássicos Chineses, como o Tao Te Ching de Lao Tzu,
enquanto ele estava vivendo em Okinawa. Funakoshi era profundamente
religioso. Ele tinha muito medo de que o Karatê se tornasse um instrumento de
destruição, e provavelmente queria eliminar do treinamento algumas aplicações
mortais dos Kata. Então, ele parou de fazer essas aplicações. Ele também
começou a desenvolver estilos de luta que fossem menos perigosos. Funakoshi teve
sucesso ao remover do Karatê técnicas de quebras de juntas, de ossos, dedos nos
olhos, chaves de cotovelo, esmagamento de testículos, criando um novo mundo de
desafios e luta em equipe onde somente umas poucas técnicas seriam legais. Ele
fez isso baseado nos seus propósitos e com total conhecimento dos resultados.
Em Dezembro de
1943 Gichin Funakoshi publica "Karate-do
Nyumon". Crê-se que o seu filho YoshitakaFunakoshi tenha
colaborado ativamente com seu pai na elaboração da parte técnica do livro,
conjuntamente com Wado Uemura e Yoshiaki Ayashi.
A necessidade
de um treinamento nas artes militares estava em crescimento. Jovens estavam se
amontoando no Dojo, vindos de todas as partes do Japão. O Karate foi de carona
nessa onda de militarismo e estava desfrutando de uma aceitação acelerada como
resultado. Finalmente o Japão cometeu um grande erro. O bombardeio das forças
navais americanas em Pearl Harbor a 7 de Dezembro de 1941 foi algo além da
conta.
Numa tentativa de prevenir que as embarcações americanas bloqueassem a
importação japonesa de matéria-prima, os japoneses tentaram remover a frota
americana e varrer a influência Ocidental do próprio Oceano Pacífico. O plano
era bombardear os navios de guerra e os porta-aviões que estavam no território
do Hawaii. Isto deixaria a força da América no Pacífico tão fraca que a nação
iria pedir a paz para prevenir a invasão do Hawaii e do Alasca. Infelizmente, o
pequeno Japão não tinha os recursos, força humana, ou a capacidade industrial
dos Estados Unidos. Com uma mão nas costas, os americanos destruíram
completamente os japoneses na Ásia e no Pacífico.
O ano de 1945
vai revelar-se um ano terrível para Gichin Funakoshi . A 10 de Março entre as
2 e as 3 da manhã o Shotokan e a residência anexa da família Funakoshi ,
anexa ao dojo, são destruídos durante os bombardeamentos de Tóquio. Gichin Funakoshi é acolhido pelo filho
mais velho Yoshihide, passando a residir na casa deste situada no bairro
Koishikawa em Tóquio.
No final desse
ano Gigo Funakoshi morre na seqüência de uma
prolongada doença pulmonar. O funeral ocorre a 24 de Novembro.
Uma das
vítimas dos ataques aéreos foi o Shotokan Karate Dojo que havia sido construído
em 1939. Com a América exercendo pressão em Okinawa, a esposa de Funakoshi finalmente
iria deixar a ilha e juntar-se a ele em Kyushu no Sul do Japão. Eles ficaram lá
até 1947. Os americanos destruíram tudo que estava em seu caminho. As ilhas
foram bombardeadas do ar, todas as cidades queimadas até o fim, as colinas
crivadas de balas pelos cruzadores de guerra de longe da costa, e então as
tropas varreram através da ilha, cercando todo mundo que estivesse vivo. A era
dourada do Karatê em Okinawa tinha acabado.
Todas as artes
militares haviam sido banidas rapidamente pelas forças ocupantes americanas.
Primeiro uma, depois outra bomba atômica explodiram sobre as cidades de
Hiroshima e Nagasaki. Três dias depois, bombardeiros americanos sobrevoaram
Tokyo em tal quantidade que chegaram a cobrir o Sol. Tokyo foi bombardeada com
dispositivos incendiários. Descobrindo que o governo do Japão estava a ponto de
cometer um suicídio virtual sobre a imagem do Imperador, cartas secretas foram
passadas para os japoneses garantindo sua segurança se eles assinassem sua
"rendição incondicional".
A esposa de Gichin Funakoshi que lograra sobreviver à
destruição de Okinawa, deixa a sua região natal e reúne-se ao marido em Oita,
Kyushu, onde passam a viver em condições muito difíceis.
No final do
Outono de 1947 a esposa de Gichin Funakoshi morre devido a uma crise
de asma. Logo após,Funakoshi regressa
a Tóquio, voltando para casa do seu filho mais velho Yoshihide. Durante a longa
viagemFunakoshi recebe
ovações de alunos que o esperam em muitas das estações onde o comboio pára.
Encorajado pelos discípulos organiza, ainda em 1947, uma grande demonstração de
Karate em Tóquio.
Em 1° de Maio
de 1949, os alunos de Funakoshi movem-se para organizar
todos os clubes de Karate universitários e privados numa simples organização, e
eles a chamaram de Nihon Karatê Kyokai (Associação Japonesa de Karate),
conhecida internacionalmente por Japan Karate Association - JKA. Eles nomearamFunakoshi seu instrutor chefe. Em
1955, um dos alunos de Funakoshi consegue arranjar um Dojo
para a NKK.
Em 1951 e apesar da idade avançada (mais de 80 anos) Gichin Funakoshi continua a ensinar, quase
exclusivamente Kata, nas universidades de Waseda, Keio, Hosei, Chuo,
Hitotsubashi e Gakushin e, ainda, no Colégio Japonês de Medicina, Colégio
Nacional de Educação Física (Nikaido) e nas Academias Naval e Militar.
A 13 de
Outubro de 1956 Gichin Funakoshi termina o Prefácio da
segunda edição de Karate-do Kyohan, lamentando-se do "quase irreconhecível
estado espiritual a que chegou o mundo do Karatê atual" e apela a quem
possa "compreender os seus anseios profundos (...) de forma a completar os
objetivos do trabalho".
Isao Obata, Hiroshi Noguchi, Genshin Hironishi e outros "homens de
confiança" de Gichin Funakoshi , provenientes da
"linha tradicional" do karatê, abandonam a JKA. Com o apoio do
próprio Gichin Funakoshi , que assume a
presidência da organização, e de Shigeru Egami, o mais próximo discípulo de Funakoshi nos
últimos anos de vida, formalizam a Nihon Karate-do Shotokai.
A 26 de Abril
de 1957 morre Gichin Funakoshi . o "Pai do Karate
Moderno".
O filho
primogênito - Yoshihide - decide organizar o funeral com o apoio da Nihon
Karate-do Shotokai e dos amigos mais próximos da família Funakoshi ,
nomeadamente: Shigeru Egami (que estivera, conjuntamente com a família, junto
ao leito do Mestre quando este exalara o último suspiro), Genshin Hironishi e
Motohiro Yanagisawa.
A JKA discorda da decisão de Yoshihide Funakoshi e
afirma recusar-se a participar no funeral de GichinFunakoshi caso não lhe seja
permitido organizar o funeral. Promove-se uma reunião de emergência entre a
Nihon Karate-do Shotokai e a Nihon Karate Kyokai (JKA). Não tendo sido possível
consenso entre ambas as partes conclui-se que a decisão de participação no
funeral de Mestre Funakoshi competirá à consciência
pessoal de cada um dos seus alunos.
No dia do
funeral de Gichin Funakoshi verifica-se que apenas
comparecem os grupos universitários ligados ao Shotokai - Chuo, Senshu, Toho,
Gakushuin e Tokyo Noko. O grupo universitário de Waseda hesita mas acaba por
participar (por insistência do Presidente da Universidade - Dr. Nobumoto Ohama,
um amigo e conterrâneo deFunakoshi).
Infelizmente a grande maioria dos alunos de Gichin Funakoshi , especialmente os mais
ligados à JKA, não comparecem ao funeral do Mestre.
Em seu túmulo
negro, em forma de cruz, estão as palavras
"Karate Ni Sente Nashi" (No Karate não existe atitude ofensiva).
Em Junho desse mesmo ano, a JKA organiza, no maior espaço coberto japonês para
a prática desportiva - o Ginásio Metropolitano de Tóquio - o primeiro All Japan
Karate-do Championship Tournament, trata-se da primeira competição pública de
Karate no Japão.
Em 1957, Funakoshi tinha
89 anos de idade. Ele foi um professor de escola primária e um estudante de
Karatê. Ele mudou-se para o Japão (e não é um pequeno ato de coragem) e trouxe
o Karatê consigo em 1922, dando ao Japão algo de Okinawa com seu próprio jeito
pacifista.
No processo,
ele perdeu um filho, sua esposa, o prédio que seus alunos fizeram para ele, seu
lar, e qualquer esperança de uma vida pacífica. Ele suportou uma Guerra Mundial
que resultou em calamidade nacional, e ele treinou seus jovens amigos e
conheceu suas famílias apenas para vê-los irem lutar e serem mortos pelas
forças invencíveis dos Estados Unidos.
Ele viu o
Japão queimar, ele viu os antigos templos e santuários serem totalmente
aniquilados, ele viu bombardeiros enegrecerem o sol, e ele viu como um pilar de
fumaça negra subia de cada cidade no Japão e envenenava o ar que ele respirava.
Ele viu o Japão cair da glória para uma nação miserável, dependendo de
suprimentos de comida e roupas dos seus conquistadores.
O cheiro da
fumaça e o cheiro dos mortos, os berros daqueles que foram deixados para morrer
lentamente, o choro das mães que perderam seus filhos e esposas que nunca mais
iriam ver seus maridos, o medo, o ruído ensurdecedor dos B-29's voando sobre
sua cabeça aos milhares, os clarões como os de trovões por todo o país quando
as bombas explodiam em áreas residenciais, os flashes de luz na escuridão, a
espera no rádio para poder ouvir a voz do Imperador pela primeira vez, somente
para anunciar a rendição, a humilhação de implorar comida aos soldados os
intermináveis funerais e famílias arruinadas e lares destruídos.
A lição mais
importante que ele nos ensinou está expressa na história do modo que ele passou
pelo Dojo principal de Jigoro Kano, o fundador do Judô. Caminhando pela rua,
ele parou e fez uma pequena prece quando passou pelo Kodokan. E, se estivesse
dirigindo um carro, ele tiraria seu chapéu quando passasse pelo Kodokan. Seus
alunos não entenderam porque ele estaria rezando pelo sucesso do Judô. Ele
explicou: "Eu não estou rezando pelo Judô. Eu estou oferecendo uma prece
em respeito ao espírito de Jigoro Kano. Sem ele, eu não estaria aqui hoje"
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